domingo, setembro 24, 2006

O fotógrafo Leonardo Henricksen é a mira


O limite é tênue.
Na linha de frente quando a missão do fotógrafo é revelar a violência do Estado ele deve buscar distância e objetividade para ter um ângulo de visão privilegiado. A busca de um lugar panóptico, o lugar que possibilita uma visão abrangente e simula uma posição externa ao evento.
Em junho de 1973, o fotógrafo Leonardo Henricksen, filma seu próprio assassinado.

As duas miras foram acionadas no mesmo instante, enquanto uma filma e fotografa, a outra mata.

quarta-feira, setembro 20, 2006

ESTAMIRA


Estamira é a intratável realidade de Barthes em movimento, é a subjetividade de Marcos Prado, Estamira é a mira que Susan Sontag (apud Arlindo Machado) observa e afirma que existe uma afinidade a técnica e o operacional, entre a câmera fotográfica e o fuzil: ambos têm o mesmo dispositivo de mira, o fotógrafo então apontou a camera para esta mira, ESTAMIRA uma doce loucura em movimento, e é muito bom que a loucura nos empreste momentos de lucidez em relação a fé, ao consumo, ao trabalho, ao dinheiro e a felicidade. A missão de Estamira é "falar a verdade, somente a verdade, nem que seja a mentira para jogar na cara..."

Jardim Gramacho


Fotografar o lixão, o belo trabalho do fotógrafo Marcos Prado que inicialmente falaria da reciclagem, parte deste trabalho está documentado no livro Jardim Gramacho, outra parte se materializou no documentário ESTAMIRA.

sexta-feira, setembro 01, 2006

.:: A Primeira Fotografia - 1826

Em 1826 Joseph -Nicephone Niepce tirou a primeira fotografia.
O que ele retratou é a vista da janela de um dos comodos de sua casa.